Estão em curso várias campanhas de recall para os modelos Toyota Proace, abrangendo Veículos Ligeiros de Passageiros e Comerciais.
Os alertas foram divulgados no âmbito do Safety Gate, sistema europeu de alerta rápido para produtos perigosos, e afetam diferentes anos de produção e tipos de risco.
Modelos Toyota Proace abrangidos por Recall
Estas são as campanhas mais recentes que abrangem modelos Toyota Proace e que podem ser encontradas na plataforma Safety Gate.
1. Recall SR/02656/25 – Falha do motor
- Modelos afetados: Toyota Proace City, Proace City Verso e Proace Verso (motor diesel 1.5L)
- Datas de produção: 05/09/2018 – 01/02/2023
- Código de recall: CI25-021
O risco identificado consiste no desgaste prematuro da corrente da árvore de cames, que pode levar à quebra da corrente e consequente falha do motor, provocando perda de controlo do veículo.
Esta situação aumenta significativamente o risco de acidentes e ferimentos. Para mitigar o problema, a Toyota está a realizar a recolha dos veículos junto dos utilizadores finais nos países afetados.
2. Recall SR/00249/26 – Risco de incêndio
- Modelos afetados: Toyota Proace e Proace City
- Datas de produção: 26/07/2025 – 09/10/2025
- Código de recall: CI26-002
O risco identificado diz respeito a uma fuga de combustível no tubo de distribuição comum, provocada por uma circulação fora das especificações no cone do tubo. Isso poderá permitir a emissão de combustível para uma zona mais quente do tubo de escape, gerando, com isso, o risco de deflagar um incêndio sob o capot.
Para mitigar este perigo, a recolha dos veículos está a ser efetuada em Portugal, França, Bulgária, Croácia, Suécia e Eslovénia.
3. Recall SR/03497/25 – Discos de travão traseiros com contacto deficiente
- Modelos afetados: Toyota Proace (variante furgão), alguns veículos produzidos em 2025
- Datas de produção: 24/01/2025 – 01/02/2025
- Código de recall: CI26-XXX (a confirmar junto da Toyota)
O risco identificado diz respeito aos discos de travão traseiros, que apresentam contacto deficiente com o cubo da roda, podendo abrir fissuras, reduzir a transmissão de binário e afrouxar os parafusos da roda.
Esta situação aumenta o risco de desprendimento da roda. Para mitigar o problema, a recolha dos veículos prevê a substituição dos discos de travão afetados junto dos utilizadores em Portugal, França, Bulgária, Croácia, Suécia e Eslovénia.
4. Outros Recall em curso
Estão em curso várias campanhas que abrangem os modelos Toyota Proace e Toyota Proace City, quer nas versões de Ligeiros de Mercadorias como nas versões de Passageiros.
Estas são as campanhas em vigor para os modelos Toyota Proace. De notar que esta pesquisa inclui campanhas que decorrem em vários países e podem não incluir Portugal
O que os proprietários devem fazer?
Sempre que ocorre uma situação de recall, a marca ou o representante do modelo abrangido pela ação envia uma comunicação ao proprietário da viatura, alertando para a necessidade de uma intervenção corretiva. Esta informação pode também ser transmitida aquando da realização de uma manutenção programada num concessionário da marca.
No entanto, nem sempre a carta chega ao proprietário correto, seja porque ocorreu a mudança de titularidade da viatura, ou da sua morada, por extravio da notificação ou devido à falta de atenção do destinatário à comunicação da marca.
Por esse motivo, recomenda-se que todos os proprietários de veículos automóveis – e não apenas de viaturas recentes – consultem regularmente as páginas oficiais das marcas, de forma a confirmar se o seu veículo está abrangido por alguma ação de recall.
No caso em concreto, a Toyota disponibiliza na sua página oficial um conjunto de ferramentas que permite aos proprietários verificar se o seu veículo se encontra abrangido por alguma ação de recall. Esta confirmação pode igualmente ser efetuada junto de um concessionário autorizado Toyota.
Os proprietários e/ou utilizadores das viaturas abrangidas devem cumprir todas as instruções relativas à recolha e reparação, não ignorando o alerta, uma vez que as anomalias identificadas podem representar riscos sérios para a segurança.
Mais informações:
O Safety Gate é um sistema europeu que permite às autoridades dos 27 Estados-Membros da União Europeia e dos países da EFTA detetar e agir rapidamente perante produtos considerados perigosos, protegendo os consumidores.
Recall Automóvel: O que é? Como saber se o seu carro precisa? Porque é obrigatório fazer?
O que é um recall? Como posso saber se o meu carro está abrangido por alguma campanha de recolha?
Se é proprietário de um veículo automóvel e quer saber se a sua viatura está abrangida por alguma campanha de recall, pode também consultar a plataforma RECALL, disponibilizada gratuitamente pela ACAP, em parceria com o IMT e a DGC.
Esta ferramenta permite verificar de forma rápida e simples se um veículo está incluído em alguma ação de recall, bastando para isso introduzir a matrícula ou o VIN.
As ações de recall automóvel são procedimentos gratuitos realizados pelos fabricantes, sempre que é detetada uma anomalia que possa representar risco para os ocupantes do veículo, para outros utilizadores da estrada ou para o ambiente.
Embora relativamente comuns, desconhecer ou ignorar quando o seu carro está envolvido numa ação deste tipo pode ter consequências graves e motivar a reprovação viatura na IPO, Inspeção Periódica Obrigatória.












Leave a Reply