Nove pick-up elétricas Foton eTUNLAND passaram a reforçar a frota operacional da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática dos Açores.
Assumindo-se como um projeto-piloto de descarbonização dos transportes da administração pública regional, envolveu um investimento superior a 730 mil euros.
A entrega das primeiras cinco viaturas já foi realizada, estando as restantes quatro unidades previstas para chegar em janeiro, permitindo a sua distribuição pelos Serviços de Ambiente e Ação Climática em todas as ilhas do arquipélago.
Segundo o governante, este investimento permitiu, de forma inédita, colocar viaturas elétricas deste segmento ao serviço da Administração Pública Regional.
Alonso Miguel sublinhou ainda que a aquisição destas pick-up representa mais um passo concreto na estratégia regional de descarbonização.
“A aquisição Nove pick-up elétricas Foton eTUNLAND, no âmbito de uma ação piloto integrada e cofinanciada pelo Projeto LIFE IP CLIMAZ, representa mais um passo concreto rumo à descarbonização da frota automóvel da Administração Pública Regional, demonstrando que já é possível assegurar serviços operacionais de grande complexidade e exigência com soluções tecnológicas mais sustentáveis.” Alonso Miguel, Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática,.
Além do impacto ambiental direto, o responsável destacou também os benefícios económicos e estratégicos da iniciativa, tanto ao nível dos custos de operação e manutenção, como da coerência das políticas públicas regionais no domínio da ação climática e transição energética.
De acordo com Alonso Miguel, a utilização deste tipo de viaturas é fundamental para vários departamentos de caráter operacional, sendo esta iniciativa essencial para avaliar, em contexto real, o desempenho de pick-up elétricas em ambientes exigentes, reforçando a confiança na eletrificação como solução viável também para serviços públicos de maior complexidade.

Foton eTUNLAND elétrica: características técnicas e capacidades operacionais
As pick-up Foton eTUNLAND são representadas em Portugal pelo Grupo JAP.
100% elétricas, com garantia da bateria para 8 anos ou 160 mil quilómetros, são concebidas para responder a contextos de trabalho exigentes e a uma utilização intensiva, mesmo em territórios com topografia acidentada, como é o caso do arquipélago dos Açores.
Tem como características principais:
- Motorização elétrica: 130 kW (177 cv)
- Bateria: 88,6 kWh
- Autonomia WLTP: Até 360 km em ciclo combinado – Até 470 km em ambiente urbano
- Consumo: 26 a 28 kWh/100 km (WLTP combinado)
- Carregamento rápido DC (até 70 kW): dos 20% aos 100% em cerca de 90 minutos
- Carregamento AC: aproximadamente 10 horas para carga completa
- Configuração: Cabine dupla, 5 lugares
- Capacidades: 1) Zona de carga, 1520 × 1580 × 440 mm; 2) 525 Kg de Capacidade de carga; 19,5 cm de distância mínima ao solo.
- Ângulos de aproximação e saída: 27,5° e 19°, respetivamente
Como equipamento de Segurança conta com:
- ABS
- Controlo de estabilidade e tração
- Iluminação LED
- Direção assistida
- Gancho de reboque
- Wallbox para carregamento
As novas viaturas contribuem ainda para os objetivos definidos pelo Projeto LIFE IP CLIMAZ, enquadrando-se diretamente na medida TM3 do Programa Regional para as Alterações Climáticas dos Açores, dedicada à descarbonização da frota automóvel regional.












Leave a Reply