A segunda geração do Volkswagen T-Roc confirma a evolução do SUV compacto que já conquistou mais de dois milhões de clientes em todo o mundo.
Produzido na Autoeuropa, em Palmela, passa a assentar na plataforma MQB Evo e cresce para 4,35 metros de comprimento, mais 12 centímetros face à primeira geração lançada em 2017 e actualizada em 2022.
O design exterior apresenta-se agora mais adulto e imponente. Pela primeira vez, o T-Roc dispõe de motores electrificados, em versão mild-hybrid.
O habitáculo oferece mais espaço, maior qualidade e uma bagageira de capacidade superior.
Novidades mecânicas e de equipamento
O novo T-Roc estreia-se sobre a plataforma MQB Evo, a evolução da base modular do grupo Volkswagen.
Esta arquitectura já sustenta modelos como o Golf, o Tiguan, o Škoda Octavia ou o Audi A3, e garante maiores ganhos em rigidez, eficiência e integração tecnológica.
Além de permitir novas proporções e mais espaço a bordo, está preparada para motorizações electrificadas, assegurando a transição do T-Roc para uma nova geração de motores e equipamentos tecnologicamente mais avançados.
Motores mild-hybrid 48V:
- 1.5 eTSI de 85 kW (116 cv).
- 1.5 eTSI de 110 kW (150 cv).
- Dois sistemas com propulsão full-hybrid, uma estreia no grupo Volkswagen, a anunciar em breve.
- 2.0 mild-hybrid com caixa DSG de 7 velocidades (T-Roc R).
Eficiência:
- Consumo combinado entre 5,5 e 6,0 l/100 km.
- Emissões de CO₂ entre 124 e 137 g/km.
Tração:
- Dianteira em todas as variantes, com transmissão automática de dupla embraiagem.
Sistemas de assistência:
- TravelAssist, que permite mudanças automáticas de faixa de rodagem e reage com ainda maior antecipação aos limites de velocidade
- ParkAssist Pro para condução e estacionamento semiautomáticos (para entrar ou sair do lugar e com possibilidade de controlo por smartphone).
Design exterior e interior
O novo T-Roc mantém o ADN SUV do modelo anterior, com a característica silhueta tipo coupé.
Mas o visual é agora mais expressivo e, beneficiando dos 12 centímetros adicionais de comprimento, ampliou o espaço para os ocupantes do banco traseiro a acrescentou 30 litros à bagageira, que passa a oferecer 475 litros de capacidade.
Assim:
- Silhueta tipo coupé com proporções mais generosas graças aos 12 cm adicionais de comprimento.
-
Faróis LED de série e opção de IQ.LIGHT LED Matrix com barra luminosa conectando o logótipo Volkswagen.
-
Iluminação traseira contínua com logótipo iluminado a vermelho.
-
Interior premium com superfícies suaves, tecido exclusivo no painel de bordo e iluminação ambiente tipo lounge.
-
Cockpit digital com ecrã de infotainment de até 33 cm e head-up display opcional.

Estrutura de gama optimizada
A estrutura da gama foi redesenhada para ser mais clara e adaptada às preferências dos clientes: Base, Life, Style e R-Line, naturalmente a mais desportiva.
Cada uma com pacotes simplificados, reduzidos em 50%, combinando equipamento de série e opcionais de forma mais clara e eficiente.
Pela primeira vez passa a poder dispor de banco ergoActive com 14 ajustes elétricos e função de massagem na versão Style, a mais centrada no design e na tecnologia.

Importância estratégica da e para a Autoeuropa
A produção do novo T-Roc continuará a ser assegurada pela Autoeuropa, localizada em Palmela.
Esta unidade fabril, que produz o modelo desde 2017, recebeu um investimento de cerca de 600 milhões de euros para adaptar a linha de montagem e garantir a transição para a eletrificação. A fábrica lidera hoje um dos maiores investimentos estrangeiros em Portugal e conta com milhares de colaboradores diretos e indiretos.
O T–Roc o SUV da Volkswagen mais bem-sucedido a nível mundial, a seguir ao Tiguan. É também peça-chave na estratégia industrial da Volkswagen em Portugal: em 2024, foram produzidas na Autoeuropa mais de 236 mil unidades (o segundo melhor de sempre para a fábrica de Palmela, ficando apenas atrás de 2019), consolidando a fábrica como uma das mais competitivas da Europa.
Regularmente entre os modelos automóveis mais vendidos no mercado europeu (TOP5), chegou a ser por três vezes o modelo mais matriculado do mês, em 2022 e 2023.
Em 2023 foi foi o terceiro modelo mais vendido do ano, atrás do Tesla Model Y e do Dacia Sandero, de acordo com o site Best-Selling Cars.
Além disso, a escolha da Autoeuropa para produzir também o futuro modelo elétrico acessível Volkswagen ID.Every1 (ID.1) reforça ainda mais a aposta da marca no parque industrial português e na sua transição energética.























Leave a Reply